https://lpti.ufsc.br/_images/book.png

Title: As asas de um anjo

Writer: José de Alencar

Dados da Obra

Source(s)

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin Digital. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/.

Description

Comédia em um prólogo, quatro atos e um epílogo. Teve segunda edição a que foi junta uma apologia que o autor publicara no "Diário do Rio" de 23 de junho de 1858, quando após as primeiras representações do drama realizadas neste ano, interveio a polícia querendo proibir que estas continuassem. É uma história de todos os dias e de toda a parte: a história de uma mulher perdida. Como segunda parte ou continuação desta, escreveu "A expiação" em 1868.

Reference

ALENCAR, José de. As asas de um anjo.Rio de Janeiro, RJ: Editores Soares e Irmão, 1860.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/As_Asas_de_um_Anjo

As asas de um anjo é o terceiro texto teatral escrito por José de Alencar, publicado em 1860. O Demônio Familiar e Verso e Reverso foram lançados três anos antes em 1857. As Asas de um Anjo retrata a história de Carolina, uma jovem que abandona a casa dos pais em busca da ilusão de uma vida luxuosa. Enquadrado como comédia, o texto teatral é divido em prólogo, quatro atos e epílogo. Na época, gerou grande polêmica ao ser censurado pela alegação de imoralidade. A censura não impediu que o autor ainda lançasse duas outras peças: Mãe (1862) e O Jesuíta (1875).


Comments