https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2f/Oguarani.jpg

Title: O Guarani

Subtitle: Romance brasileiro

Writer: José de Alencar

Dados da Obra

Source(s)

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Caminhos do romance - séculos XVIII e XIX. Portal do projeto interdisciplinar, de mesmo nome, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e desenvolvido por Márcia Abreu (IEL/UNICAMP), Sandra Guardini T. Vasconcelos (FFLCH/US), Nelson Schapochnik (FE/USP), Luiz Carlos Villalta (FAFICH/UFMG) e orientandos. Disponível em: http://www.caminhosdoromance.iel.unicamp.br/.
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin Digital. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/.

Description

Publicado em folhetins, no Diário do Rio de Janeiro, sem o nome do autor, de 1/1/1857 a 20/4/1857. Publicado em volume pela Empresa Nacional do Diário, em 1857. Há segunda edição de Paris em 1868, terceira e quarta também de Paris, sem data. Foi traduzido em italiano em 1866, sendo o poeta Scalvani encarregado de pô-lo em libreto pelo laureado maestro e compositor Carlos Gomes a fim de ser composta a sua sublime ópera-baile em quatro atos. Foi traduzido em francês por Adolphe Umbert. Foi traduzido ainda para o inglês e alemão. Em 1887 fez-se uma edição de luxo no Rio de Janeiro.

Reference

ALENCAR, José de. O Guarani: Romance brasileiro. Diário do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 1857.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Guarani

O Guarani (originalmente O Guarany: Romance Brasileiro) é um romance histórico escrito por José de Alencar, desenvolvido em princípio em folhetim. No dia 1º de janeiro de 1857 é publicado o capítulo inicial do romance no Diário do Rio de Janeiro, para no fim desse ano, ser publicado como livro, com alterações mínimas em relação ao que fora publicado em folhetim. A obra fez de José de Alencar um autor reconhecido. Foi republicada por diversas editoras e, atualmente, encontra-se em domínio público.


Comments