https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7e/Os_Sert%C3%B5es_livro_1902.jpg

Title: Os sertões

Subtitle: Campanha de Canudos

Writer: Euclides da Cunha

Dados da Obra

Source(s)

  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin Digital. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/.
  • Biblioteca Digital Luso-brasileira. Disponível em: https://bdlb.bn.gov.br/.

Reference

CUNHA, Euclides da. Os sertões: Campanha de Canudos.Rio de Janeiro, RJ: Tipografia Universal de Laemmert, 1902.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Sertões

Os Sertões é um livro do escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha, publicado em 1902. É considerado como o primeiro livro-reportagem brasileiro. Trata da Guerra de Canudos (1896–1897), ocorrida em Canudos, município do interior da Bahia. Euclides da Cunha presenciou uma parte da guerra como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo. Pertence, ao mesmo tempo, à prosa científica e à prosa artística. Pode ser entendido como uma obra de Sociologia, Geografia, História ou crítica humana, mas não é errado lê-lo como uma epopeia da vida sertaneja em sua luta diária contra a paisagem e a incompreensão da elite. O crítico Enio Squeff considera Os Sertões uma das três grandes epopeias da língua portuguesa, podendo ser comparado à Ilíada — assim como Os Lusíadas pode ser comparado à Eneida e Grande Sertão: Veredas à Odisseia.


Comments